O sábado foi movimentado nas 32 unidades de saúde, 10 postos volantes e no Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna (CCZ) para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Os moradores da maioria dos bairros buscaram garantir a imunização de seus animais de estimação e a tranquilidade da família nas primeiras horas do dia foi marcante.
Este foi caso da dona de casa Daiana Matos Leite que levou as cadelinhas Pandora, 4 anos, e Mel, 3 meses, logo cedo para imunização no CCZ, no bairro Antique. “Desde o início da semana que tinha definido como uma das prioridades deste sábado. Vacino pela saúde delas e também pela tranquilidade da família. Tenho crianças em casa que gostam muito dos animais. Por isso, me preocupo ainda mais em manter a caderneta de vacinação em dia”, contou Daiana Matos.

A transmissão da raiva aos seres humanos ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo da vítima, que pode ser através de mordidas, arranhões e até lambedura. A meta da Secretaria de Saúde de Itabuna é vacinar 30.141 animais. Durante a próxima semana as equipes do CZZ estarão fazendo busca ativa nos bairros com índices baixos de vacinação e nas residências em que os donos possuem muitos animais.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados. Não serão aceitos comentários ofensivos, difamatórios e com palavras de baixo calão.